NARIZ, A PRIMEIRA BARREIRA
DE PROTEÇÃO DA ÁRVORE RESPIRATÓRIA.

A função do nariz

Por ser o primeiro segmento da árvore respiratória exposto aos agentes irritantes e infecciosos do exterior, o nariz é uma importante “barreira” que protege o organismo.

Tendo também uma função olfativa, o nariz aquece o ar a temperaturas por volta dos 37 graus, humidifica-o e filtra as partículas inaladas.

"Em média, respiramos 15 vezes a cada 60 segundos, e em 24 horas inalamos cerca de 14 mil litros de ar."

Fisiologia da respiração

Fossas Nasais: O ar é filtrado, aquecido e humidificado.

Vibrissas: Filtram as partículas maiores.

Muco nasal: Retém as partículas em geral.

Cílios: Drenam o muco que reteve as impurezas.

O muco é formado por uma camada inferior mais aquosa e outra superior mais viscosa, que embebe as pontas dos cílios. São estes que fazem a camada viscosa mover-se, promovendo a clearance mucociliar.

Quando este movimento falha, surge a acumulação de secreções na cavidade nasal. Esta acumulação contribui para a inflamação. Por outro lado, existe um impacto negativo da poluição no pH do muco, já que os cílios “preferem-no” ligeiramente alcalino.

Dicas para um nariz saudável

  • Procure frequentar ambientes com uma atmosfera limpa sempre que possível: muitas árvores e praticar exercício físico em espaços verdes.
  • Evite locais fechados onde predomine o ar condicionado. Se não puder impedi-lo, hidrate-se bem para compensar as narinas ressequidas pelo ar seco.
  • Mantenha o nariz limpo e húmido, praticando higiene nasal diária ou regular.